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quinta-feira, outubro 06, 2005

Campanhas de Teasing









Quando uma campanha publicitária é constituída por uma primeira mensagem, mais ou menos espectacular, cuja função principal é despertar dúvidas e expectativa (teaser) pela explicação sobre quem é o emissor da mensagem e o seu objectivo comunicacional (solução) estamos perante uma campanha de teasing ou suspense. Trata-se de uma figura de retórica publicitária que brinca com a nossa curiosidade natural.
No caso da campanha da TMN realizada pela EURO RSCG todos os anúncios apresentam explicitamente o emissor (como se vê nos vídeos). O "Até já" não tem intenções de criar expectativa mas de apresentar o "rebranding" da marca, mais moderna e próxima do cliente no seu dia-a-dia.


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Contrariando a corrente, confesso ter gostado particularmente da nova assinatura. Penso que o "até já" foi uma excelente ideia, muito mais proxima do consumidor, e dos parceiros, mais actual e mais dinamica, pelo menos quando comparada com o antigo "mais perto do que é importante", que acabava muitas vezes por se tornar num cliché, velho e desactualizado.
"Até já", para além de ser muito mais curto e por isso mesmo ficar rapidamente na cabeça, é mais usual, prático e algo com que todos nos identificamos , até porque qualquer um de nós alguma vez, já o utilizou em diferentes alturas da vida, para se despedir de familiares ou amigos. Para além de tornar a empresa muito mais proxima de todos, sejam eles clientes ou acionistas, despede-se sem se despedir e é por isso que lhe acho tanta graça!
Nos anuncios de teaser, penso que não poderiam ter encaixado melhor, é o dar sem por na mão e deixar que o cliente fique intrigado com o que ai vem, que segundo eles, não demora nada...
Quanto a toda a nova imagem, concordo com os demais, acho a cor muito pobre sem vida e a tal tranquilidade que pretendem demonstrar, pelo menos no site parece é demonstrar uma empresa de luto, falta-lhe a tal vida de cores mais fortes, berrantes e mesmo choque, agora tão na moda como o novo letering.

Ainda no âmbito de toda esta discussão encontrei um blog de um director criativo onde pudemos encontrar críticas pouco “delicadas” não só ao "rebranding" da TMN como também a outras novas campanhas. Deixo o endereço caso queiram rir um pouco:

http://euaindasouodirectorcriativo.blogspot.com/

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